Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

PLATAFORMA DE MANDATO - Parte 4


PLATAFORMA DE MANDATO - MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE URBANA
  
Muito bem, faltando ainda um mês e meio para as eleições de outubro, coloco hoje aqui no blog Gabinete Virtual, o último da série de posts com minha plataforma de mandato, desta vez, sobre MEIO AMBIENTE E MOBILIDADE URBANA.

Moramos em uma área privilegiada pela Natureza, com inúmeros ecossistemas belos e delicados, os quais devem ser protegidos de todas as formas. Após a realização de estudos e levantamentos técnicos, estarei apresentando projetos para criação do maior número possível de APA’s (Áreas de Preservação Ambiental) em nosso município, visando proteger o pouco que ainda resta de vegetação natural, cursos d’água limpos e áreas verdes não poluídas.

Como temos excelentes atrativos naturais para oferecer aos turistas e visitantes de nosso município, nada mais adequado do que promover o estímulo ao Ecoturismo, aperfeiçoando a proposta de exploração sustentável destes recursos, com a elaboração de um plano de visitas guiadas no balneário Cassino, na Estação Ecológica do Taim, na Ilha dos Marinheiros e demais cenários ecológicos existentes.

Batalharei pela ampliação do sistema de Coleta Seletiva do Lixo Limpo para todo o município, incluindo a zona rural, de forma que a população de toda cidade possa contar com a oferta deste importante serviço diariamente. Outro foco para este assunto é o incentivo à criação de mais associações de recicladores deste material.

Buscarei incentivar a criação de cooperativas para coleta e transformação do óleo de cozinha saturado em óleo combustível, visando diminuir os caso de contaminação do solo e das águas, e também criar uma nova alternativa de emprego e renda para os integrantes de tais cooperativas, além de poder ofertar ao mercado o biodiesel, considerado um “combustível verde”.

Educação Ambiental é um tema que já não pode mais ser tratado de forma superficial. Devemos ter em mente que quando se educa uma criança, diminui a necessidade de se punir posteriormente um adulto por agressões à Natureza. Lutarei pelo aperfeiçoamento do ensino de Educação Ambiental em nossa cidade, seja na rede escolar municipal, como também fora dela, através de campanhas de conscientização sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Rio Grande já possui uma usina de asfalto, sendo necessária apenas uma adaptação na estrutura da mesma para que ela possa receber a adição da borracha proveniente de pneus velhos triturados em sua composição, o que possibilita uma redução no custo do metro quadrado do asfalto e otimização de seu desempenho, já que a borracha fornece ao asfalto uma liga que impede sua deteriorização precoce e gera menos desgaste nos pneus que rodam sobre ele, além de retirar da natureza os pneus velhos descartados irregularmente, o que, inclusive, colabora com a redução dos focos de Dengue.

PROJETO CICLOVIAS JÁ!
Tendo nossa cidade uma topografia bastante plana, há um favorecimento natural à prática do ciclismo, faltando apenas um estímulo por parte do Executivo Municipal através da criação de ciclovias que liguem os diversos pontos-chave da cidade entre si, especialmente a periferia ao centro e ao DIRG. Tal estrutura possibilitará aos riograndinos se deslocarem de um ponto a outro da cidade de forma segura, num veículo saudável e barato, diminuindo o impacto do excesso de carros em nossas ruas e a superlotação do nosso já deficiente sistema de transporte coletivo. Após eleito, batalharei intensamente pela criação de uma rede de ciclovias que atenda toda a cidade, dando aos cidadãos outra alternativa de deslocamento com segurança.

Pretendo analisar com muita atenção a questão do Transporte Coletivo no Rio Grande, cobrando do executivo municipal melhores linhas, com melhores carros, mais lugares sentados e mais horários, além, é claro, de uma reformulação nas paradas de ônibus dos bairros de nossa cidade, para que as pessoas não mais precisem esperar ônibus expostas ao frio, ao vento e, principalmente, às chuvas.

Também me debruçarei sobre a questão do trânsito no Rio Grande, que está realmente caótico e precisa que os desmandos praticados anteriormente sejam corrigidos, incluindo aí uma revisão completa na questão do estacionamento pago no centro da cidade, revendo área de abrangência, valor das tarifas, tempo mínimo permitido e duração do contrato da tal Zona Azul.

Então, por enquanto, era isso. Torço pra que gostem do que leram e participem com dicas, sugestões e críticas, pois a opinião de todos é muito importante para a construção de uma proposta voltada para o coletivo, visando melhorias na comunidade em que vivemos.

Estou à disposição de todos e lembro o seguinte:

Dê ao seu voto o devido valor, vote Cazuza vereador!

Eduardo Feijó, o Cazuza 14 140 - PTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário