Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

PLATAFORMA DE MANDATO - Parte 1


PLATAFORMA DE MANDATO - ÁREA CULTURAL

Conforme combinado, começo hoje, dia 7 de agosto, a postar aqui no Gabinete Virtual as propostas que tenho intenção de colocar em prática quando assumir meu mandato, à partir de janeiro do ano que vem.

Para facilitar a exposição das idéias, eu as dividi em sete eixos temáticos, sendo o primeiro deles o da ÁREA CULTURAL:

Pretendo, entre outros pontos, estimular as escolas a manterem bandas marciais compostas por seus alunos e/ou ex-alunos interessados no aprendizado da música como forma de manifestação artístico-cultural, mantendo estes jovens longe da influência das drogas e da criminalidade, além de possibilitar a descoberta de potenciais talentos entre nossos alunos, confirmando a tradição musical de nossa cidade, berço da 1ª banda marcial do Brasil, a do Colégio Estadual Lemos Junior.

Também pretendo incentivar festivais de artes que destaquem os trabalhos dos riograndinos nas artes, com destaque para a música, pintura, escultura e teatro.

É também do meu interesse patrocinar genuínas manifestações culturais-religiosas de nossa região, estimulando a manutenção de eventos como a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, atualmente já na sua 201ª edição, e os Ternos de Reis das ilhas, herança de nossa colonização portuguesa.

Outro ponto que merece destaque é com relação a ocupação da vila do Rio Grande pelos espanhóis em 1763 e a retomada luso-brasileira em 1776, que é um feito de proporções heróicas e, infelizmente, não tem tido nenhuma atenção dos nossos bancos escolares.

Há, ainda, a necessidade de maior destaque ao nome de Rafael Pinto Bandeira (nascido em Rio Grande, 16 de novembro de 1740, falecido em Rio Grande, 9 de abril de 1795) que foi um exímio militar brasileiro e que comandou inúmeras batalhas em defesa das possessões portuguesas no Rio Grande do Sul, à época Capitania de São Pedro do Rio Grande.

Tenho a intenção de promover o resgate histórico do nome do primeiro navegador a explorar nossa costa e compor em primazia o núcleo inicial da futura cidade do Rio Grande, na data de 27/09/1736, o fundador não oficializado de nossa cidade, Cristovão Pereira de Abreu.

Há outros projetos que estão em fase de criação ou maturação em parceria com amigos e ativistas do meio cultural, especialmente da área da música e que serão divulgados por aqui no devido momento.

Por enquanto é isso, até o próximo post e não esqueça:


Dê ao seu voto o devido valor, vote Cazuza vereador!


Att

Eduardo Feijó, o Cazuza 14 140

Nenhum comentário:

Postar um comentário